quarta-feira, 18 de junho de 2014

AS REAÇÕES ALÉRGICAS EM CÃES


AS REAÇÕES ALÉRGICAS EM CÃES 

AS REAÇÕES ALÉRGICAS SÃO TÃO COMUNS EM NOSSOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO E PODE OCORRER EM CÃES DE QUALQUER IDADE, RAÇA OU SEXO. GERALMENTE, LEVA VÁRIAS EXPOSIÇÕES ANTES DE UMA REAÇÃO OCORRE, E AS REAÇÕES PODEM VARIAR DE LEVE A GRAVE.


Leve 

Reações leves incluem febre, apatia e perda de apetite. reações ligeiras são, provavelmente, também relacionada a uma reação imunológica de uma vacina. Eles geralmente desaparecem sem tratamento.



Moderada
A urticária é uma reação vascular moderada da pele marcada por urticária ou pápulas e rápido inchaço e vermelhidão dos lábios, ao redor dos olhos e na região do pescoço. Costuma-se coçar muito. A urticária pode evoluir para anafilaxia e é considerado risco de vida.
Esta é a reação mais comum em cães.
Grave
A reação mais grave é a anafilaxia, de repente, a resposta alérgica severa que produz dificuldade respiratória, colapso e morte possível. Os sintomas geralmente ocorrem dentro de minutos após uma picada de inseto ou picada e avançar rapidamente. Os sintomas normalmente incluem o início súbito de vômitos, diarreia, cambaleante, queda brusca da pressão arterial, inchaço da laringe, levando à obstrução das vias respiratórias, convulsões e colapso cardiovascular ou morte. Esta reação é fatal para seu cão.

Ambos anafilaxia e urticária são desencadeadas por anticorpos que o sistema imunológico tem feito para alguma parte do veneno do inseto. Os anticorpos causar células inflamatórias, como basófilos e mastócitos para liberar substâncias que causam a reação alérgica. A maioria dos cães alérgicos a picadas de insetos irão desenvolver rosto inchado e colmeias e não anafilaxia.

LEVE AO VETÉRINARIO  DE SUA CONFIANÇA 

Cuidados Veterinários
Não há nenhum teste de diagnóstico para anafilaxia ou urticária, mas seu veterinário pode determinar a presença de uma reação alérgica fazendo um rápido exame físico. A história revela exposição recente a insetos pungentes.

Tratamento 

A anafilaxia é uma emergência extrema e ocorre logo após a picada. Seu veterinário irá começar de suporte de vida imediato de emergência. Isso irá incluir o estabelecimento de uma via aérea aberta, administrar oxigênio e fluidos intravenosos para aumentar a pressão arterial. Ele provavelmente vai administrar drogas como adrenalina e corticosteroides. Os animais que sobrevivem os primeiros minutos geralmente retornam para a saúde normal.

Se seu cão é conhecido por ser alérgico a picadas de insetos, seu veterinário pode recomendar que você administre medicamentos orais nos primeiros estágios da reação alérgica. Infelizmente, a medicação oral pode não ser suficiente, e você terá que levar seu cão para exame e tratamento.


Cuidados preventivos 

Em geral, não há como prever se o seu cão vai ter uma reação alérgica. Se ele teve uma reação antes, verifique se o seu veterinário sabe sobre ele e ele está em seus registros do animal de estimação. Como cada reação se torna mais grave que você deve ter disponível epinefrina e saber como usá-lo em caso de reação ocorre. Pergunte ao seu veterinário sobre uma "epi-pena" para manter a mão ou levar com você quando você viaja. Trata-se de uma seringa e agulha especial preenchido com uma única dose de adrenalina//


               Só falta meu cão falar.??



Os cães se comunicam de diferentes maneiras entre eles.
 Com expressões corporais ou faciais. 
A partir dos sons que emitem, além dos latidos. E os mesmos métodos de linguagem são utilizados com os humanos. Aliás, os cães entendem nossos comandos (“senta”, “deita”), mas nossa comunicação com os cães é falha. Simplesmente porque não entendemos a linguagem dos cães.
– Linguagem corporal e expressões faciais
Um cão estará confiante e relaxado quando...
...ficar com uma postura ereta.
...abanar lentamente o rabo.
...ficar com as orelhas atentas, mas com aparência relaxada.
...manter os olhos com pupilas pequenas.
...ficar com a boca fechada ou lábios ligeiramente separados.
Um cão estará assustado e ansioso quando...
...ficar com o corpo abaixado.
...permanecer com o rabo encolhido.
...ficar com as orelhas para baixo.
...manter os olhos arregalados com parte branca à mostra.
...ficar com a boca ofegante.
Um cão estará agressivo quando...
...ficar com sua postura rígida.
...o rabo ficar muito rígido, balançando para cima ou para trás.
...manter as orelhas atentas.
...ficar com os olhos intensos e focados.
...ficar com os lábios da boca puxados para trás e alguns dentes à mostra.
...ter arrepios, onde uma linha de pelos do pescoço aos ombros se sobressai.
Um cão estará com medo e também agressivo quando...
...ficar com uma postura recolhida.
...manter o rabo encolhido.
...ficar com as orelhas abaixadas.
...permanecer com os olhos arregalados e com perda de foco.
...ficar com os lábios da boca para trás ou com a boca ofegante.
Um cão estará completamente relaxado quando...
...ficar com o corpo deitado ou em pé desatento.
...abanar o rabo para cima ou solto naturalmente.
...as orelhas ficarem em seu estado normal.
...os olhos ficarem com dilatação normal, sem um olhar fixado em algo.
...manter a boca aberta e levemente ofegante.
– Linguagem verbal
Uivo. O cão uiva para localizar alguém. Pode ser o dono ou mesmo outro cachorro. É normal que outros cães passem a uivar junto.
Rosnar. É um recado para se afastar. O cão rosna para que uma pessoa ou um cão permaneça afastado da comida ou de um brinquedo.
Grunhido. Um som característico do cão que quer dizer “quero alguma coisa”. Trata-se de um pedido, uma súplica por algo. Uma ‘manha de criança’. Também é um modo de cumprimento com outros cães e humanos.
Choro. Os cães choramingam por ansiedade ou dor. Aos cães espertos, o choramingo pode se transformar em ‘arma’ para ganhar atenção.
Gemido. O cão está frustrado e geme para reclamar de alguma coisa.
Latido. Um latido estridente indica um cão empolgado e feliz. Já o latido baixo deve ser entendido como uma provável ameaça (cão agressivo).
 Há latidos que servem para somente chamar a atenção/
mas de qualquer geito  eles são  especiais  ..  anjos de 4 patas como 
falo sempre ...abraços 

   Maria Auxiliadora g

Se o seu cachorro pudesse falar, quais reclamações ele faria sobre você?

fras:es  que você  sempre escuta por ai  
Meu cachorro apronta muito. Ele está me deixando louco!
- Ontem, ele fez xixi no tapete da sala.
- Os móveis de casa estão todos roídos.
 eu tenho uma pinscher, desse jeito! 
Só falta falar! é incrivel, como ela externa bem suas emoções,
Principalmente no primeiro ano de vida, quando os bichinhos têm mais energia e parecem concentrar todas as forças em fazer “arte”. Mas você já pensou se fosse o contrário? Se o seu cachorro pudesse falar, quais reclamações ele faria sobre você?
De acordo com o experiente   em comportamento animal 
1. Meu dono me trata como uma criança – De acordo com o especialista, muitos donos ficam o tempo todo atrás de seu cãozinho, como se ele fosse uma criança de um ano de idade. É preciso entender que bebês são bebês e cachorros são cachorros. O animal gosta de correr, de farejar, de caçar a própria cauda… Para Cesar, não há problema nenhum em amar o seu cachorro, mas a disciplina deve vir em primeiro lugar.
2. Eu não tenho um emprego. Estou com tédio – Ao nascer, os cães não esperam ter comidinha ao alcance sempre que estão com fome. Na selva, os animais precisam caçar para conseguir se alimentar. Às vezes, o mau comportamento dos animais – hábitos como fazer xixi no lugar errado, mastigar o tapete ou destruir os móveis – está relacionado ao tédio. Por isso, o especialista indica: caminhe com seu cachorro e, sempre que possível, crie um joguinho de obstáculos e invente atividades que estimulem as habilidades do animal.
3. Ei, você é meu líder! – Muitos donos agem como se fossem apenas parceiros de brincadeiras para os cães, quando, na verdade, eles precisam de um líder. Cães necessitam de regras e ficam confusos quando você não as aplica sempre. “Ser um líder não é apenas uma ocupação que você tem às vezes. É o tempo todo. Seu cão está sempre procurando por consistência e estrutura e, sem isso, ele ficará confuso sobre quando deve ou não seguir suas instruções e quando vocês são apenas amigos”, diz Cesar.
4. Eu não falo a sua língua – Você pode falar com o seu cão em português, inglês, espanhol ou mandarim. Ele vai entender sempre do mesmo jeito. Isso porque eles não compreendem as palavras como nós. Para eles, são apenas sons. O que faz diferença é o tom de voz, os gestos que acompanham a fala, a postura do dono. “Por isso não dá para mentir para um cachorro”, conclui o especialista. “Quando você diz algo para um cachorro, é preciso falar de dentro, da sua mente, do seu coração e do seu corpo”, completa.
5. Você fica tenso, eu fico tenso – Para ilustrar este item, Cesar dá o seguinte exemplo: você recebe em casa uma pessoa da família com quem não se dá muito bem. O cachorro percebe seu comportamento e fica nervoso também. O bichinho não sabe que fulaninho é seu primo, seu tio ou seu cunhado. Muito menos entende o motivo pelo qual vocês não se entendem. O que ele percebe é que o líder dele está tenso. Assim, pode se tornar agressivo ou chato, incomodando a todos. Seu estado de espírito influencia as atitudes de seu cão. Se você ficar nervoso, tenso ou agitado, seu melhor amigo sente essa atmosfera estranha//

gostou  da reportagem ?  mande  sua opinião  
faça comentarios   diga  algo sobre se cão  ,mande foto  dele  

Maria Auxiliadora Gonçalves