DICAS IMPORTANTE
COMO TRATAR UM CÃO INCONSCIENTE
Sua primeira prioridade ao lidar com um cachorro inconsciente é fazer o coração bater e o cachorro respirar. Também observe sinais de choque, que incluem gengivas pálidas ou brancas, batimento cardíaco e respiração rápida. Use as dicas a seguir para prestar socorro a um cachorro que perdeu a consciência.
Se você acha que o cão está engasgado, desobstrua as vias aéreas. Abra a boca do cachorro cuidadosamente segurando a mandíbula superior com uma mão sobre o focinho.
Pressione os lábios do cão sobre os dentes superiores apertando com seu polegar em um lado e os outros dedos no outro, de maneira que os lábios do cachorro fiquem entre os dentes dele e os seus dedos. Aperte com firmeza para forçar a boca a ficar aberta.
Se você consegue ver o objeto, tente removê-lo com seus dedos. Se não conseguir o objeto, e o cachorro for pequeno o suficiente, segure-o pelas pernas traseiras, vire-o de cabeça para baixo e chacoalhe-o vigorosamente. Bater nas costas também pode ajudar a mover o objeto.
Se você não consegue remover o objeto e o cachorro é grande demais para ser erguido, coloque-o deitado de lado no chão. Coloque a sua mão atrás da caixa torácica e aperte para baixo e um pouco para frente, com firmeza. Solte. Repita rapidamente várias vezes até o objeto ser expelido.
Se você não consegue remover o objeto, leve o cão imediatamente ao veterinário. Se o cachorro estiver respirando, veja se está em choque.
Examine as gengivas levantando com cuidado o lábio superior. Gengivas pálidas ou brancas indicam que o cão está em choque e pode ter ferimentos ou hemorragia interna grave. Se as gengivas estiverem rosadas, provavelmente, o cão não está em choque.
Determine o batimento cardíaco. Coloque seus dedos com firmeza sobre o cão aproximadamente 5 cm atrás do cotovelo no centro do peito. Conte o número de batidas em 10 s e multiplique por 6. Se o cachorro estiver em choque seu batimento deve ser de mais de 150 batidas por minuto.
Coloque o cachorro de lado com a cabeça estendida. Puxe a língua do cachorro com cuidado para manter a entrada de ar livre.
Eleve um pouco a parte traseira do cachorro, usando um travesseiro ou toalhas dobradas. Para conservar a temperatura corporal, enrole o cachorro em um cobertor ou casaco. Leve o cachorro imediatamente ao veterinário.
Sinta a pulsação colocando seus dedos 5 cm atrás do cotovelo do cachorro no meio do peito.
Se o coração estiver batendo, faça respiração artificial.
Deite o cachorro de lado. Estique a cabeça e o pescoço do cão. Mantenha a boca e lábios fechados e assopre com força pelas narinas. Faça uma respiração a cada 3 a 5 s. Respire fundo e repita até sentir resistência ou ver o peito subir.
Após 10 s pare. Observe o peito para ver se está se movendo, o que indica que o cachorro está respirando sozinho.
Se o cachorro não estiver respirando, continue a respiração artificial.
Se o coração não estiver batendo faça uma ressuscitação cardiopulmonar.
Se o coração não estiver batendo faça uma ressuscitação cardiopulmonar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário