A CINOMOSE
TÁ MATANDO NOSSOS MELHORES AMIGOS
VACINE SEU CÃO E AJUDE A ACABAR DE VEZ COM ESSA DOENÇA TERRÍVEL!
Muitas doenças podem acometer os cães. Uma delas é a cinomose.
De origem viral, a letalidade chega entre 85% a 90% dos animais e só perde para a raiva canina. Se for diagnosticado precocemente, as chances de cura são grandes.
O vírus atinge apenas o cachorro e canídeos selvagens, mesmo que felinos e demais animais convivam ou estejam por perto do contaminado. Segundo o médico-veterinário José Carlos Zanella, os pets de até um ano de idade e idosos estão suscetíveis a contrair o vírus. “É frequente nesta época do ano (frio), porque o vírus sobrevive por mais tempo no ambiente.
A contaminação ocorre por secreção de animais doentes através do corpo, saliva ou fezes”, explica. De acordo com o profissional, a doença traz complicações, envolvendo os sistemas respiratório, dermatológico e nervoso.
Há vários sintomas que o dono do cão precisa ficar atento.
Como febre, bolhas de pus pela pele, secreção nasal, respiratória e ocular. Em fases mais evoluídas, aparecem sinais neurológicos: andar com dificuldade, manter-se em pé, movimentos involuntários de cabeça e membros, que pode evoluir para um quadro de pneumonia, diarreia e depressão nervosa generalizada.
Além de buscar ajuda profissional, ao perceber que existe algum sintoma, o dono do pet precisa urgentemente separá-lo da companhia de outros animais.
Ao agir desta maneira, evita-se a contaminação.
A recuperação de um animal doente ocorre quando o tratamento for diagnosticado na fase inicial da doença. ,muitas vezes o dono só procura ajuda depois que o animal está com a doença agravada .
“É decisivo, para a recuperação do animal, o tempo que se leva a procurar um tratamento. Se o animal receber atendimento nos primeiros sintomas, por exemplo, de febre, a chance de recuperação é muito maior e pode ser curada imediatamente
Existem muitos profissionais habilitados podem utilizar estimulantes imunológicos e controlar os sintomas generalizados. rapidamente .
Sobreviventes, mesmo após serem tratados pela medicina veterinária, podem apresentar sequelas, algumas compatíveis à vida.
Já os incompatíveis necessitam passar pelo procedimento de eutanásia, pois, conforme o médico-veterinário, há casos em que o animal não consegue andar mais.
Entretanto, aqueles donos de cachorros que querem o bem-estar e saúde do seu bichinho, necessitam levar a sério o calendário de vacinações. De acordo a imunização de filhotes acontece através da aplicação de três doses, e, após as primeiras, vaciná-lo a cada ano.