quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A alergia é um estado de hipersensibilidade


A alergia é um estado de hipersensibilidade

Assim como os humanos, os cães também sofrem com as alergias. As causas podem ser inúmeras, desde algum ingrediente da alimentação até o contato com produtos químicos.

A alergia é um estado de hipersensibilidade, na qual a exposição do animal a substâncias geralmente inofensivas, conhecidas como alergênicos, desencadeia uma reação exagerada.
 Os sintomas mais frequentes se manifestam na pele do cachorro. São coceiras intensas, lambidas constantes, pelos escassos e sem brilho, engrossamento da pele, feridas e mau cheiro. 
Em casos alimentares, pode ocorrer vômito e diarreia. Alguns animais apresentam infecção de ouvido como único sintoma de alergia.
 Essa infecção pode ser crônica ou recidivante acometendo o cão com frequência.
Como as alergias podem ser causadas por vários agentes, o mais difícil é identificar o que faz mal ao animal.
 Isso, normalmente é percebido ao longo do tempo pelo proprietário e após orientação veterinária. 
Além disso, hoje já existe teste alérgico para cachorro, onde através do sangue do animal, várias substâncias são testadas revelando ao que o cão é alérgico.
Dentre todas as causas alérgicas, a alergia a picada de pulga é a mais comum. 
Ela é causada pela saliva do inseto, e são necessárias apenas algumas picadas para induzir a reação. 
Essa alergia acomete com maior frequência animais entre três e quatro anos de idade.
O tipo de alimentação também pode ser responsável pela alergia do animal. 
Entre os alimentos que podem causar problemas podemos citar a carne de vaca e de porco, derivados do leite, milho, trigo e soja. 
Nesses casos, substituir a comida caseira por ração pode também não resolver. 
 Muitas delas são compostas de diversos ingredientes que também podem ser a causa da alergia. 
Além disso, alguns cães podem não tolerar conservantes e corantes bastante utilizados na fabricação de alimentos industrializados.tomem cuidado  com a alimentação deles .
procure alimenta-lo com rações  ede qualidade ,e de acordo 
com a idade do seu fiel amigo .

Quero saber se meu cachorro está desidratado?

Quero saber se meu cachorro está desidratado? 

Assim como no caso dos humanos, a desidratação nos animais domésticos pode ser muito perigosa, colocando em risco sua saúde e sua vida se não for resolvida a tempo. Mas muitas pessoas têm dificuldade em saber se seu cachorro está desidratado,

O bichinho pode acabar desidratado caso não tome suficiente líquido ou pode ser que alguma situação tenha feito com que ele perdesse mais água do que tomou. Os vômitos ou a diarreia costumam ser situações que fazem com que nosso cachorro perca muito líquido.
Um sinal inequívoco de que seu cachorro está desidratado esconde-se em sua pele. Um bom consumo de água faz com que a pele seja elástica, por isso pegue um pouco da pele do seu cachorro localizada perto de seu ombro, ou na parte baixa da cervical, e realize uma dobra. Em animais hidratados, a pele volta logo em seguida à normalidade, mas se o seu cachorro precisa de água, a pele demorará um pouco mais em voltar a sua posição normal, indicando que lhe falta elasticidade, e portanto, líquido.


  • Quando seu animal parecer sonolento, com dificuldades para correr ou caminhar e se não estiver muito ativo, convém tocar seu focinho: se estiver seco provavelmente apresenta um quadro de desidratação.
  • Para se certificar, você pode ainda olhar sua gengiva, se não parecer úmida mas sim ressecada, e em sua língua também faltar umidade, o cachorro está desidratado.
  • Diante de um caso de desidratação, o mais importante é que seu cachorro recupere o líquido e os minerais que perdeu. Tenta dar-lhe água, mas pouco a pouco, para evitar que ele vomite. Muitas vezes, depois de episódios de diarreias e vômitos, os cachorros se resistem a ingerir qualquer coisa. Nesse caso, você pode dar o líquido com uma seringa sem agulha, de maneira constante ao longo do dia.
  • Outra boa alternativa é dar a ele um caldo de frango ou de carne leve, que contém vitaminas, minerais e além do mais ajuda na hidratação. O cheiro pode fazer com que o animal se sinta estimulado a beber de forma mais simples.
  • Por último, existe uma alternativa simples e segura: o soro líquido para bebês, que também serve para cachorros. Ele é especialmente útil se o animal apresentou muitos vômitos e diarreia. No entanto, antes de fazer isso, você pode consultar seu veterinário para que ele lhe recomende a marca mais adequada.
  • Se depois de todas estas alternativas seu cachorro continuar sem beber líquidos e parecer cada vez mais apático e doente, você deve levá-lo com urgência ao veterinário. É muito importante que o animal recupere os líquidos perdidos ou sua saúde estará em risco.
  • Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário no caso de ele apresentar qualquer tipo de condição o mal-estar.